Local
Curso sendo realizado no grupo da Escola no Whatsapp.
Público-alvo
Interessados em filosofia e em ética (tanto no sentido de área filosófica quanto em sentido lato de debates sobre como devemos viver).
Tempo
Dividido em duas partes, um primeiro momento de “clube de leitura”, em que os aforismos serão apresentados no grupo para discussão, com comentários do moderador, e um segundo com encontros on-line para aprofundar a análise.
Objetivo
Proporcionar uma leitura multifacetada dos Ensinamentos de Ptah-Hotep, em quatro níveis. O primeiro, voltado à postura espontânea que temos diante desse texto – como eles nos tocam hoje? Seria possível aplicá-los no nosso cotidiano? O que conversa conosco diretamente apesar da distância temporal e cultural? O segundo, tomando a medida dessa distância: que contextos temos de ter em mente para não distorcer o que diz Ptah-Hotep, como lê-lo em seu lugar e sua enunciação próprios? O terceiro, pensando as especificidades da forma aforismo (inclusive se de fato podemos usar esse termo para abranger produções culturais tão diferentes – simplesmente o formato gnômico as assemelha?) O quarto, relacionando a obra de Ptah-Hotep com o gênero da literatura sapiencial, assim como a ideia de filosofia como aconselhamento. Não se pretende dar conta de toda a complexidade desses últimos dois temas, mas apenas sugerir diálogos.
Método
Para o primeiro momento,
- proposição de discussões em forma de clube de leitura; os aforismos serão postados no grupo diariamente, com observações do moderador. Os participantes serão convidados a compartilhar ideias, comentários, referências etc. Ao longo de toda fase de postagem, poderão ser comentados todos os aforismos dos Ensinamentos de Ptah-Hotep, mas cada um deles terá o seu dia de exposição privilegiada. Esse período terá como foco o trabalho do primeiro e do segundo níveis de leitura citados acima.
Para o segundo momento,
- encontros, possivelmente com convidados, para que se revejam os Ensinamentos a partir dos pontos de vista do terceiro e do segundo níveis de leitura: o primeiro encontro para vê-los pela sua forma, o aforismo; o segundo encontro para compreendê-los nesse contexto mais amplo da literatura sapiencial. Não se restringirá nesses encontros que se façam debates mais voltados à ética ou à relação dos Ensinamentos com a vida pessoal.
Nos comentários de moderação e nas aulas, serão ressaltadas as diferenças de sentido trazidas pelas traduções do texto original e apresentada contextualização histórica do livro e autor.
Justificativa
Os Ensinamentos de Ptah-Hotep são relativamente simples e permitem um primeiro contato com a filosofia africana. A forma aforismo pode funcionar bem para uma leitura coletiva, porque não exige muita dedicação por parte dos participantes (algumas frases por semana).
Os quatro níveis de leitura se justificam pelo seguinte: o primeiro, na medida em que valoriza as reações naturais diante de um texto com proposições éticas: recusamos, aderimos, negociamos. Essas relações se dão com o texto de Ptah-Hotep, o que talvez mostre menos a sua “atualidade” do que a antiguidade de nossas preocupações atuais; o segundo, pela ênfase no estudo filosófico como procedimento técnico, que exige situar a leitura e fundamentá-la; o terceiro e o quarto, de modo a propor uma visão sobre a história da filosofia a partir da filosofia africana, demonstrando não só que a tese do “milagre grego” é insuficiente, mas o potencial da filosofia intercultural.
Referências
ARAÚJO, EMANOEL (org). “Ensinamentos de Ptah-Hotep”. In: Escritos para a eternidade: a literatura no Egito faraônico. Brasília: Editora UnB, 2000.
DUARTE, Valter. Auto-conhecimento em kemet. Problemata: Revista Internacional de Filosofía, v. 10, n. 2, p. 243-257, 2019.
“FATHER knows best: Moral and political philosophy in the instructions”. Locução de Peter Adamson. [S.I.]: History of philosophy without any gaps, 27 mai. 2008. Podcast. Disponível em: https://www.historyofphilosophy.net/egypt-instruction. Acesso em 23 dez. 2023.
FOX, Michael V. “Ancient Egyptian rhetoric”. In: Rhetorica: a journal for the history of rhetoric, v. 1, n. 1, 1983.
OBENGA, Théophile. “Egypt: Ancient History of African Philosophy”. In: KWASI, Wiredu (ed.). A
Companion to African Philosophy. Massachusetts: Blackwell Publishing, 2004, p. 31-49.